Terceiro melhor ataque da Série B, Vitória marcou com 16 jogadores diferentes

Dono do terceiro melhor ataque da Série B, o Vitória mostra que o futebol é, de fato, um esporte coletivo. Longe de ter um ‘super-artilheiro’ na competição, o Leão vê o desempenho de vários jogadores resultar em bola nas redes adversárias. Até aqui, 16 atletas diferentes foram os responsáveis por anotar os 42 gols da equipe.

Matheusinho é o mais novo nome a entrar na lista. Ele foi o responsável por garantir os três pontos no 1×0 sobre o Tombense, no Barradão, na última sexta-feira (29).

O meia, aliás, é um exemplo de como a distribuição ofensiva do Vitória está equilibrada: 10 dos 16 responsáveis por anotar gols marcaram só uma ou duas vezes nas 30 rodadas disputadas. E balançar as redes não é privilégio do setor ofensivo.

O zagueiro Camutanga, o volante Rodrigo Andrade, o meia Gegê e os atacantes Wellington Nem e Welder fizeram dois gols, cada. Já o lateral Zeca, os volantes Léo Gomes e Matheus Trindade e os meias Giovanni Augusto e Matheusinho marcaram um.

Os outros seis jogadores da lista balançaram as redes adversárias três vezes ou mais. Quem lidera a artilharia do time é o centroavante Léo Gamalho, com oito gols. Ele é seguido pelo zagueiro Wagner Leonardo e pelos atacantes Zé Hugo e Tréllez – que não está mais no clube -, com quatro. Osvaldo e Iury Castilho têm três gols marcados.

“Isso vem muito da nossa equipe ser muito unida. Independente de quem faz gol, de quem joga, queremos sempre dar nosso melhor. Acredito que todo mundo torce para dar certo, cada um fazer gol, independente de quem fizer. A gente quer sair com os três pontos. Vem dando certo isso”, disse Matheusinho.

Em uma ocasião, o rubro-negro foi beneficiado com um gol contra do adversário. Foi na vitória por 2×1 sobre o Sport, na Ilha do Retiro, pela 18ª rodada: Rafael Thyere mandou no fundo da própria rede. Naquele duelo, Zé Hugo ampliou a vantagem e Camutanga, também contra, fez o gol dos pernambucanos.

O Sport, inclusive, é o time que tem o melhor ataque da Série B: são 46 gols marcados. Depois, aparece o Atlético-GO, com 43, e o Vitória fecha o top 3, com 42.

Participações

Apesar de só ter balançado as redes agora, Matheusinho já havia participado de um gol do Vitória. Ele deu assistência para Gegê marcar ainda na segunda rodada da Série B, no 3×0 sobre o ABC. Léo Gamalho anotou os outros dois naquela partida, de pênalti.

Além do meia, outros 14 nomes já contribuíram diretamente para gols do Leão na Segundona. O maior garçom é Osvaldo, com sete assistências. O ranking tem, na sequência: Mateus Gonçalves, com quatro; Wellington Nem, com três; Lucas Arcanjo e Zé Hugo, com duas, além de Giovanni Augusto, Zeca, Camutanga, Gegê, Matheusinho, Railan, Diego Torres, Edson Lucas, Tréllez, todos com uma.

No próximo domingo (8), há mais uma chance dessa lista aumentar. O Vitória enfrentará o Criciúma, às 18h, no estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina, pela 31ª rodada da Série B.