Nova Champions League? Uefa detalha formato sem fase de grupos

A UEFA anunciou nesta segunda-feira, 4, o novo formato da Champions League, que entrará em vigor na próxima temporada. A fase de grupos, composta por 32 equipes, será substituída por uma fase em formato de liga, com a participação de 36 clubes. Cada equipe disputará oito jogos nesta fase, enfrentando adversários sorteados entre os participantes.

Os times serão distribuídos em quatro potes com base em critérios específicos. Cada clube jogará contra duas equipes de cada pote, com metade dos jogos sendo disputados em casa e a outra metade fora.

An exciting new era for European club football awaits 🤩

Here’s how the #UCL will look from 2024/25 👇 pic.twitter.com/mEffFOpX2O— UEFA Champions League (@ChampionsLeague) March 4, 2024

“Isto dá aos clubes a oportunidade de se testarem contra um leque mais vasto de adversários e aumenta a probabilidade de os torcedores verem as equipes de topo se enfrentarem com mais frequência e mais cedo na competição. Também resultará em jogos mais competitivos para todos os clubes”, disse a Uefa, em comunicado oficial.

Os oito mais bem colocados nesta fase de liga da Champions League garantirão diretamente vaga nas oitavas de final. As equipes classificadas entre a 9ª e a 24ª posição disputarão um playoff para definir as oito últimas vagas nas oitavas. Os times classificados entre a 25ª e a 36ª posição serão eliminados diretamente.

A partir das oitavas de final, o formato atual continuará: os clubes se enfrentarão em partidas de ida e volta, em formato eliminatório – a classificação será determinada pelo placar agregado, sem critérios de desempate baseados em gols marcados fora de casa. A final continuará sendo disputada em jogo único em local neutro.

“A Uefa demonstrou claramente que estamos totalmente empenhados em respeitar os valores fundamentais do desporto e em defender o princípio fundamental das competições abertas, com qualificação baseada no mérito desportivo, totalmente em linha com os valores e o modelo desportivo europeu baseado na solidariedade”, afirmou Aleksander Čeferin, presidente da Uefa.

Como funcionará a distribuição das quatro vagas extras? 

A nova fase de liga da Champions League contará com 36 equipes, quatro a mais do que as 32 equipes que disputavam a fase de grupos até a temporada atual. No entanto, as quatro vagas adicionais serão distribuídas da seguinte maneira:

A primeira vaga será destinada ao clube que terminar em terceiro lugar no campeonato da federação classificada em quinto lugar na lista de acesso, determinada pelo ranking de coeficientes da UEFA.

A segunda vaga será concedida a um campeão nacional, aumentando de quatro para cinco o número de clubes campeões nacionais que participarão da fase classificatória da Champions, que incluirá quatro pré-eliminatórias.

A terceira e a quarta vaga serão atribuídas às federações com melhor desempenho coletivo de seus clubes na temporada anterior (ou seja, o coeficiente de clube da federação na temporada anterior). Cada uma dessas federações receberá um lugar automático na fase de liga, além das vagas regulares.