O Vitória é o time mais eficiente como mandante da Série B do Brasileiro e só precisa do próprio estádio para garantir o acesso à elite do futebol nacional. De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o clube que alcançar 67 pontos tem 99.9% de probabilidade de se classificar à primeira divisão.
Essa é a pontuação que o rubro-negro terá se vencer os cinco jogos que restam no Barradão, mesmo se não somar nada nas outras quatro partidas que disputará longe de Salvador, a exemplo da diante do Ituano, sexta-feira (22), às 21h30, no estádio Novelli Júnior, em Itu, no interior de São Paulo.
Tombense, Guarani, Juventude, Vila Nova e Sport são os adversários que o Vitória vai encarar dentro de casa, com o apoio maciço de sua torcida. O clube baiano foi o que mais levou público ao estádio nesta Série B. Quase 294 mil pagantes foram ao Barradão durante a competição.
No último domingo (17), mais de 23 mil torcedores estiveram na arquibancada para ver o Leão derrotar o Avaí por 3×0. Léo Gamalho marcou duas vezes e Gegê deu números finais ao jogo.
O Vitória se mostrou mais uma vez forte dentro de casa e se reabilitou no campeonato depois da goleada por 6×0 sofrida fora de Salvador, contra o CRB, no estádio Rei Pelé, em Maceió, no último dia 27. O resultado comemorado em casa contra o Avaí garantiu a manutenção da liderança. Com 52 pontos, o rubro-negro segue isolado no topo da tabela de classificação.
Desses 52 pontos, 34 foram conquistados como mandante. No Barradão, o Leão acumula 11 vitórias, um empate e duas derrotas, 24 gols marcados, apenas seis contra e um saldo de 18 tentos. O aproveitamento é de 81%. Os únicos tropeços foram diante de Mirassol (0x0), Criciúma (1×0) e Atlético-GO (3×2).
Apesar da boa campanha que vem fazendo ao longo de toda a Série B e da adesão da galera da arquibancada, o Vitória só havia ostentado o posto de melhor mandante da competição uma única vez, na 3ª rodada. A partir da 7ª rodada, o Sport assumiu esse papel e não deu brecha para nenhum outro time, até o último domingo, quando o Vitória ultrapassou o rival pernambucano também nesse recorte.
A força que tem perante sua torcida e os jogos que ainda vai disputar diante dela tendem a pesar positivamente na reta final do campeonato. Os matemáticos da UFMG apontam que o Vitória tem 84.8% de probabilidade de subir para a Série A. A chance de ser campeão é de 40.7%.
Confira a seguir os cinco jogos restantes do Vitória no Barradão:
Vitória x Tombense – 29/09 – 30ª rodada
Vitória x Guarani – 15/10 – 32ª rodada
Vitória x Juventude – 29/10 – 34ª rodada
Vitória x Vila Nova – 05/11 – 35ª rodada
Vitória x Sport – 19/11 – 37ª rodada