Jogos Integradores do IFBA encerra com saldo positivo para o trade turístico de Camaçari

Foram cinco dias de intensas competições com participação de 600 estudantes de 19 campi do estado, com total de 800 pessoas envolvidas. A 5ª edição dos Jogos Integrados do Instituto Federal da Bahia – JIFBA 2023 representou ganhos importantes para o setor turístico do município e acendeu uma nova perspectiva, para a gestão, através do esporte.

Para Sérgio Souza, coordenador geral dos jogos, foi extremamente positivo realizar a competição em Camaçari. “A escolha foi acertada por todas as circunstâncias, principalmente pelo local. Arembepe realmente foi o lugar ideal. As quadras do CIE [Centro de Iniciação ao Esporte] são de altíssima qualidade e tivemos todo o apoio logístico necessário por parte da prefeitura. Sem falar no calor desse lugar, que é incrível” destacou.

Realizado com o apoio da Prefeitura de Camaçari, por meio das secretarias do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv) e do Turismo (Setur), o evento ocorreu no período de baixa estação, garantindo um importante estímulo para o trade, com centenas de visitantes que se hospedaram e consumiram nas diversas localidades da costa, aquecendo a economia do município num momento oportuno.

A secretária do Turismo, Cristiane Bacelar, falou que o balanço é altamente positivo. “Os jogos trouxeram para Camaçari geração de emprego e renda temporários, com hotéis 100% ocupados e restaurantes lotados. Foram dias de paz. Nessa competição se aprendeu muita coisa, principalmente o valor da união de esforços e o resultado foi essa coisa linda. É só gratidão”, disse a titular da pasta.

De acordo com o coordenador de esportes da Sejuv, Adelson Vitoriano, a secretaria teve um papel importante na realização dos jogos, no que diz respeito ao apoio técnico e na disponibilização dos espaços esportivos, como quadras, piscinas e pista de atletismo. “Foi muito positivo para Camaçari. A partir desse evento, a gente visualiza o que vem a seguir e a render com essa cooperação técnica entre a prefeitura e o IFBA”, vislumbrou.

Comandada por Rafael Santos, a Coordenação de Juventude ficou responsável pelas delegações e recepcionou todos os alunos e, durante os intervalos dos jogos, apresentou para eles as praias, o Horto Florestal Linaldo da Silva, além dosdemais pontos turísticos da cidade. “O balanço foi muito positivo, pois, a troca de experiência, a vivência e as histórias de vida que conhecemos, deixaram aprendizados importantes para desenvolvermos políticas públicas para a juventude de Camaçari”, destacou.

Os estudantes do IFBA – Campus Camaçari representaram o município nas modalidades, futsal e handebol, nas categorias masculino e feminino. No handebol masculino, a equipe anfitriã conquistou o terceiro lugar.

O aluno de Eletrotécnica, João Pedro, morador do bairro Gleba A, competiu no handebol e falou sobre a sua participação nos jogos. “É a segunda vez que participo do JIFBA. É sempre uma emoção tremenda. Esse é meu último ano na instalação, então, me despedir jogando em casa, diante da nossa torcida e dos amigos, tem um sabor especial”, ressaltou. Sentimento compartilhado pela aluna de Tecnologia da Informação (TI) e atleta de handebol, Lorena Morena, moradora do bairro Camaçari de Dentro. “É a minha primeira vez e amei. A energia é surreal”, disse.

O JIFBA contou ainda com vôlei, basquete, natação, atletismo e xadrez. Os jogos foram realizados no IFBA – Campus Camaçari, na Cidade do Saber e no Estádio Municipal Fernando Ferreira Lopes. A cerimônia de encerramento ocorreu nesta sexta-feira (11/8), no CIE de Arembepe, costa do município, onde também aconteceram alguns torneios…

Confira abaixo o resultado dos vencedores das competições por equipes e modalidades individuais e nas categorias masculino e feminino:

CAMPEÕES POR EQUIPE

Vôlei: masculino, Campus Salvador; feminino, Campus Ilhéus

Basquete: masculino, Campus Salvador; feminino, Campus Juazeiro

Futsal: masculino, Campus Eunápolis; feminino, Campus Seabra

Handebol: masculino, Campus Juazeiro; feminino, Campus Juazeiro

MODALIDADES INDIVIDUAIS

Xadrez

Camila Araújo, campeã geral, Campus Barreiras

Natação

Lorenna Pugas, campeã 25 metros livre, Campus Barreiras

João Guilherme Souza, campeão 25, 50, 100 e 200 metros livre, Campus Valença

Ana Beatriz Bispo, campeã 50 metros costas, 50 e 100 metros livre, Campus Feira de Santana

José Athur Caldas, campeão 50 e 100 metros peito, Campus Paulo Afonso

Atletismo – 100 metros

Ana Carolina de Jesus, Campus Valença

Gustavo Oliveira, Campus Eunápolis

Salto em distância

Heloísa Mendonça, Campus Paulo Afonso

Ícaro Brito, Campus Juazeiro

Arremesso de peso – 6 quilos

Carlos Wellington Silva, Campus Valença

Dielly Santos, Campus Valença

Revezamento – 4 x 100 metros

Maria Eduarda Souza, Campus Paulo Afonso

Matheus Freire, Campus Paulo Afonso