Entidade é uma das mais tradicionais do esporte brasileiro

A Federação Bahiana de Futebol completa 110 anos de fundação nesta quinta-feira (14). Uma das entidades esportivas mais respeitadas do País, a FBF surgiu no rastro da Liga Bahiana de Sports Terrestres (LBST), criada em 1904 e que organizou os jogos oficiais do Estado até 1913, quando, diante de uma série de dificuldades, foi obrigada a fechar.
Ao longo de sua história, a FBF ajudou bastante o futebol baiano a crescer e a se tornar um dos mais importantes do país. Mais recentemente, como prova dessa relevância, a CBF elegeu seu primeiro presidente negro e nordestino, Ednaldo Rodrigues, egresso exatamente da FBF, a qual comandou de 2001 a 2018.
“A Federação Bahiana de Futebol é motivo de orgulho para todo desportista do Estado da Bahia. Construiu em 110 anos uma história sólida, de muitas conquistas e reconhecimento, representada por clubes que figuram há muitos anos entre os maiores do Brasil. Foi uma honra tê-la presidido. Acredito que cumpri minha missão na entidade com muito mais acertos que erros. Foram muitas as conquistas. Aprimoramos a arbitragem, promovemos qualificação e inclusão de ex-atletas. Fizemos importantes parcerias com emissoras de TV. Implantamos a TV FBF, uma ferramenta de sucesso. Parabéns à FBF, ao presidente Ricardo, que tão bem conduz a federação, com dedicação e competência, e a toda sua diretoria e colaboradores”, disse Ednaldo.
Presidida atualmente por Ricardo Lima, a entidade mantém o foco na modernidade em todos os setores. Parte do resultado disso já pôde ser visto no Campeonato Baiano de 2023, que liderou o ranking nacional de ocupação de estádios entre todas as competições do país.
“Nesta data, não posso deixar de agradecer a todos os nossos filiados, colaboradores, árbitros, membros do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Bahia, profissionais de imprensa, torcedores e ex-presidentes que por aqui passaram e deram suas contribuições”, declarou Ricardo.
Ele estendeu seus agradecimentos a outros parceiros importantes da FBF.
“O meu muito obrigado também ao Governo do Estado, Prefeituras, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e à TVE, nossa parceira incondicional, que mostra nosso trabalho para todo o Brasil e o mundo. Hoje comemoramos 110 anos como referência para muitos no país, e os números comprovam isso”, prosseguiu o presidente da FBF.
Ricardo Lima lembrou de sua relação com a FBF, que é bem anterior à sua posse do primeiro mandato na presidência, que se deu em 2018..
“É um dia muito importante para mim e com certeza para todo o futebol baiano. Tenho uma vida na FBF. Entrei aqui como estagiário e hoje ocupo o maior cargo, que é a presidência. A melhor forma de retribuir por essa trajetória é me dedicando a cada dia para o sucesso da entidade. Continuarei me empenhando muito para que possamos alcançar ainda mais vitórias. Obrigado a todos”, disse Ricardo.
Como registra o site da FBF nesta quinta-feira, nesses 110 anos, “foram milhares de campeonatos realizados e diversos projetos desenvolvidos para o fomento do esporte mais amado do país nos quatro cantos da Bahia”.
Como exemplos, o Campeonato Baiano Série A, Campeonato Baiano Série B, Campeonato Baiano Sub-20, Campeonato Baiano Sub-15 e Sub-17, Campeonato Baiano Feminino, Copa Governador do Estado, Torneio Seletivo e Campeonato Intermunicipal Ednaldo Rodrigues Gomes, todos criados e organizados pela FBF.