Árbitros iniciam treinamentos em campo da intertemporada

Atividades físicas começaram na manhã desta terça-feira (29), no Clube da Aeronáutica, na Barra da Tijuca (RJ)

Árbitros iniciam treinamentos em campo da intertemporada


A segunda intertemporada de árbitros teve início na segunda-feira (28), mas as atividades teóricas em campo só começaram na manhã desta terça-feira (29), no Clube da Aeronáutica (CAER), na Barra da Tijuca (RJ).

O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme, comemorou a oportunidade de realizar mais um período de treinamentos para qualificar ainda mais a qualidade do trabalho no Brasil.

“É uma conquista. Até o ano passado, não existia nem pré-temporada. É um avanço muito grande. São cerca de 150 árbitros no total, reunidos em duas turmas. Estamos trabalhando visando este segundo semestre, onde ocorrem os jogos mais decisivos do ano”, disse.

“Além do treinamento, existe um aspecto de interação entre eles. É uma oportunidade de se encontrarem, trocarem experiências, ideias… os árbitros internacionais, por exemplo, contribuem muito para a evolução dos mais jovens. Temos muitos trabalhos em grupos, debate de jogadas. Queremos que saiam daqui com o melhor aproveitamento possível”, completou.

Preparação da Arbitragem para Semifinal da Copa do BrasilWilson Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF
Créditos: Thais Magalhães/CBF

Um dos instrutores do curso, o uruguaio Roberto Silvera faz parte do quadro da FIFA. Ele estará presente durante a semana para acompanhar as atividades e passar conhecimentos de jogo.

“Este tipo de curso enriquece não só os árbitros, mas também o esporte. O futebol brasileiro é referência no mundo. Utilizar esse tempo para melhorar o rendimento dos árbitros, observar novos talentos… isso é muito importante. É um trabalho que fortalece os jovens. São fundamentais para o crescimento do trabalho”, avaliou.

“A presença da FIFA busca fortalecer o conhecimento que eles já têm. São de alto nível, de linha FIFA. As instruções são apenas para melhorar o entendimento técnico e teórico”, adicionou.

Roberto Silvera é instrutor da FIFA
Créditos: Leandro Lopes/CBF

Wagner do Nascimento Magalhães (FIFA-RJ) também rasgou elogios ao período de treinamentos.

“Essa troca é muito importante. Convivemos durante alguns dias, trocamos experiências, fazemos trabalhos de situações reais de jogo, simulações de jogadas… facilita muito o trabalho da arbitragem”, ponderou.

Wagner do Nascimento Magalhães avaliou positivamente a intertemporada
Créditos: Leandro Lopes/CBF