“Se me chamar, eu vou, eu vou pro Barradão, torcer pro meu Leão”. A música, cantada pelos torcedores do Vitória e inspirada na trilha de Bell Marques, representa exatamente a torcida do rubro-negro baiano e a sua relação com o estádio Manoel Barradas. O Leão foi campeão brasileiro da Série B, mas a conquista não veio apenas pelo rendimento do time em campo. A torcida foi fundamental para o título, apoiando a equipe desde a primeira partida da competição, dentro e fora do estádio.
“Pra mim, [o Barradão] é uma casa e pra torcida do Vitória é a mesma coisa. Venho aqui desde muito pequena e é o meu lugar de lazer, onde minha família me trazia nos finais de semana pra descontrair. Desde cedo, minha mãe trabalhava a semana toda pra chegar no final da semana e trazer eu e minha irmã pro Barradão”, disse Mariana do Espírito Santo, 21 anos.
Ela ainda cita a importância da torcida para a conquista do taça. “Foi o 12º jogador do Vitória. Sem ela, acho que não teria nada disso. Desde o primeiro jogo a gente tava aqui fazendo o corredor rubro-negro”, completou.
O corredor foi apenas uma das demonstrações de apoio da torcida neste ano. O evento acontece durante a chegada do ônibus do Vitória no Barradão. Na ocasião, torcedores esperam o time na frente dos portões do estádio, cantando músicas e hasteando as bandeiras. Quando a delegação chega, os sinalizadores são ligados e a fumaça vermelha e preta se espalha pela rua Artêmio Castro Valente.