Fortaleza despacha Corinthians e está na final da Copa Sul-Americana

O Fortaleza escreveu mais um capítulo inédito em sua história. Depois de disputar duas vezes a Copa Libertadores, esta terça-feira (3) foi dia de classificação para a final da Sul-Americana, a segunda competição mais importante do continente. A vaga veio com a vitória de 2×0 sobre o Corinthians no Castelão, em Fortaleza. O jogo de ida, em São Paulo, havia acabado 1×1.

É a primeira vez que um clube do Nordeste chega à decisão da Copa Sul-Americana (em 1999, o CSA foi vice da extinta Copa Conmebol, um embrião do atual torneio). O adversário será conhecido nessa quarta-feira, após o jogo Defensa y Justicia x LDU, às 19h, em Lanús, na Argentina. O time equatoriano venceu por 3×0, em Quito, e pode perder por até dois gols de diferença. A final será no dia 28 de outubro, na cidade de Maldonado, no Uruguai.

Diante de 59.349 pagantes que gritavam incansavelmente nas arquibancadas, o Fortaleza conseguiu se impor no segundo tempo e fazer o resultado que precisava, depois de um primeiro tempo equilibrado entre os dois times. Yago Pikachu, aos 3 minutos, e Tinga, aos 9, marcaram os gols.

Desde que conquistou o título da Série B, em 2018, o Fortaleza faz campanhas constantes entre os melhores times do Brasil e tem colecionado bons resultados nesses últimos cinco anos. Além de ser o atual pentacampeão cearense, ganhou a Copa do Nordeste em 2019 e 2022, e disputou a Libertadores em 2022 e 2023. Na primeira participação, parou nas oitavas de final. Na segunda, foi eliminado ainda na terceira fase preliminar, o que levou o clube para a Sul-Americana.

Nesse período de glórias, em 2021 o Fortaleza também chegou à semifinal da Copa do Brasil e terminou o Brasileirão no 4º lugar, melhor desempenho de um nordestino nos pontos corridos.