Praia do Forte vai receber 5ª edição do Desafio Latitude 12 em outubro

A Praia do Forte vai receber a 5ª edição do Desafio Latitude 12, entre os dias 7 e 8 de outubro. A competição será dividida em duas modalidades, cada uma com duas opções de corrida: Trail Run, em percursos de 7 km e 15 km durante o dia 7, um sábado, e Mountain Bike, com 30 km e 60 km no dia seguinte, um domingo. A prova é a única disputada exclusivamente em dupla da Bahia e percorre os obstáculos da Reserva Sapiranga.

As provas acontecem em circuitos cercados pela natureza e belas paisagens do local. Em 2023, a expectativa é de reunir mais de 500 participantes. As inscrições já estão encerradas.

“O Latitude 12 foi criado com o objetivo de levar diversão, parceria e planejamento através do esporte. Costumo dizer que as provas são uma celebração do espírito esportivo e do companheirismo que pode ser percebido ao longo de todas as edições já realizadas. É muito gratificante poder reunir crianças, adultos e idosos em um objetivo em comum. Em 2023, esperamos promover a positividade, a responsabilidade social e o incentivo às modalidades esportivas com todos os envolvidos”, disse Paulo Coelho, publicitário e idealizador do evento.

Além das competições destinadas aos adultos, o evento também terá a “Prova dos Kids”, com programação exclusiva para as crianças. Sem caráter competitivo, os desafios irão premiar todos os pequenos que participarem das disputas. A programação é destinada a crianças e jovens entre 4 e 14 anos, sempre com o acompanhamento obrigatório do responsável. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas nos dias e locais das competições oficiais.

O Desafio Latitude 12 ainda busca estar engajado com a responsabilidade social e geração de renda da comunidade local. Dessa forma, os habitantes do Barreiro, na Reserva Sapiranga/Praia do Forte, estão presentes em todas as fases de idealização do evento, desde o planejamento até a finalização. Este ano, a iniciativa conta com cerca de 150 moradores envolvidos em atividades como armação de trilhas, limpeza, alimentação, pontos de hidratação, entre outras.

“Sem a comunidade não haveria competição, pois, é com a ajuda e empenho de todos que podemos garantir um evento planejado em seus mínimos detalhes. Para além disso, buscamos assumir um compromisso com os moradores, oferecendo suporte através de projetos sociais, geração de emprego e renda, afinal, o trabalho em conjunto é o que faz com que o Desafio Latitude 12 já esteja em sua 5ª edição”, reconhece Paulo Coelho.